Ortodontia

A ortodontia convencional é uma especialidade da odontologia que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas dentários e faciais relacionados com a má oclusão, ou seja, problemas de alinhamento dos dentes.

Quais são os aparelhos utilizados na ortodontia convencional?

Aparelhos ortodônticos fixos: São constituídos por braquetes (peças que são coladas nos dentes) e arcos ortodônticos, que são presos aos braquetes com elásticos.

Aparelho ortodôntico móvel: Podem ser removidos pelo paciente e são geralmente utilizados para correções mais simples ou para a fase de contenção após a retirada dos aparelhos fixos.

Ambos os aparelhos aplicam uma leve pressão nos dentes e nos ossos maxilares, ajudando a movimentá-los para a posição correta. Dependendo da gravidade do problema, o ortodontista irá indicar qual o procedimento mais adequado e eficaz para corrigir a má oclusão.

Como saber se preciso de utilizar aparelho ortodôntico?

  • Dentes tortos ou desalinhados
  • Mordida desalinhada;
  • Problemas com a fala ou mastigação
  • Dores na mandíbula

O tratamento geralmente dura de um a três anos, dependendo da gravidade do caso e da idade do paciente. Este pode ser realizada em pacientes de todas as idades, desde crianças até adultos. É recomendável que as crianças façam a primeira avaliação ortodôntica por voltar dos 7 anos de idade, para que o ortodontista possa identificar possíveis problema precocemente e tratá-los de forma mais efetiva.

Cuidados que devemos ter com o aparelho:

  • Higiene bucal- É fundamental manter uma boa higiene oral durante o tratamento, escovando os dentes após cada refeição e usando fio dental regularmente.
  • Alimentação- Evite alimentos duros e muito açucarados que podem danificar o aparelho e aumentar o risco de cáries. É recomendável que evite também alimentos que podem ficar presos no aparelho tais como, milho, pipoca e pastilha elástica
  • Consultas regulares- É importante seguir as recomendações do ortodontista e aparecer nas consultas marcadas
  • Proteção durante atividade físicas- Se pratica algum desporto que pode causar impacto ou lesões na boca, é importante informar o seu dentista ortodôntico, para que ele consiga recomendar uma proteção adequada para o seu aparelho. Isso ajudará a evitar danos e prevenir lesões nos dentes e gengivas.