Esclareça as suas dúvidas!
Exames de Cardiologia

1. Electrocardiograma (ECG)
Para que serve: O electrocardiograma consiste no registo da atividade elétrica do coração. Neste exame não existe passagem de corrente elétrica para o corpo e nem emissão de radiação. O registo desta atividade elétrica do coração é realizado com o paciente em repouso, respirando normalmente, não sendo necessário realizar qualquer movimentação ou esforço desnecessário.
Posteriormente será realizado o relatório. É um exame rápido e indolor.
Duração: 5 minutos
Como é feito: é feito através da colocação de pequenos elétrodos metálicos, nos pulsos, tornozelos e peito.
Recomendações: não necessita de preparação especial. Não deve ser interrompida a medicação habitual.
2. Holter 24horas
Para que serve: consiste no registo da atividade elétrica cardíaca durante um período aproximado de 24 horas. Este exame tem como objetivo correlacionar alterações detetadas no registo com as atividades diárias e sintomas descritos.;
Duração: 24 horas
Como é feito: São colocados no peito elétrodos adesivos ligados a um registador portátil, alimentado a pilhas, que é colocado numa bolsa e pendurado ao pescoço ou à cintura. Na mesma altura é também entregue um formulário onde o doente deverá indicar as horas e descrever as atividades realizadas durante o período do exame.
Recomendações: não necessita de preparação especial. Não deve ser interrompida a medicação habitual.
3. MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial)
Para que serve: consiste no registo da pressão arterial durante um período de cerca de 24 horas. Este exame tem como objetivo correlacionar alterações detetadas nos valores registados com as atividades diárias e sintomas descritos.
Duração: 24 horas
Como é feito: Será colocada uma braçadeira ligada a um registador portátil, alimentado a pilhas, que é colocado numa bolsa e pendurado ao pescoço ou à cintura.
Recomendações: não necessita de preparação especial. Não deve ser interrompida a medicação habitual. O exame é indolor, poderá ser apenas um pouco incomodativopelo facto de a braçadeira “apertar” o braço várias vezes ao longo do dia e noite para registar a pressão arterial.
4. Espirometria Simples com Prova de Broncodilatação
Para que serve: O estudo funcional respiratório é um instrumento fundamental na avaliação e caracterização de várias doenças respiratórias. A espirometria representa o componente inicial do estudo funcional respiratório, consistindo na medida do ar que entra e sai dos pulmões.
Duração: 20 a 30 minutos
Como é feito: Coloca-se uma mola no nariz e solicita-se que faça manobras como “encher o peito de ar completamente e depois soprar rapidamente e com força para um bucal”, prolongando o máximo possível.O espirómetro mede, então, o volume de ar a que foi expelido e a velocidade a que isso ocorreu. Em determinados casos, pode ser necessário administrar um medicamento por via inalatória e avaliar a sua resposta através da realização de nova espirometria (prova de broncodilatação)
Recomendações:
- Não fumar no dia do exame, preferencialmente 24 horas antes
- Não ingerir derivados da cafeína (café, cá, coca-cola etc.) no dia do exame)
- Não comer em demasia
- Não realizar exercício vigoroso na hora anterior ao exame
- Usar roupa confortável sem estar justa
- Se estiver a ser medicado para uma doença pulmonar, o seu médico poderá pedir-lhe que suspenda o tratamento durante um determinado período de tempo antes do exame.